Praia Ipanema Hotel

É de babar: 10 restaurantes na Zona Sul do Rio para conhecer

Como grande metrópole, o Rio de Janeiro é rico em entretenimento, cultura, informação e, sobretudo, gastronomia. Espalhados por toda a cidade, restaurantes renomados trazem o melhor da culinária brasileira, mediterrânea, japonesa, italiana e muitas outras. Para facilitar a sua escolha, separamos 10 dos melhores restaurantes da zona zul carioca capazes de agradar todo tipo de paladar. 

Essa região é um dos principais destinos dos milhares de turistas que visitam a cidade todo ano. Portanto, bairros como Ipanema, Leblon, Lagoa, Copacabana e Jardim Botânico reúnem muitas opções. São restaurantes de alta qualidade que fazem do local um verdadeiro polo gastronômico.

Os 10 melhores restaurantes na Zona Sul do Rio de Janeiro

Em vista disso, elaboramos uma lista com 10 restaurantes da região bem avaliados pelo público e considerados de culinária refinada. Na nossa lista você vai encontrar desde comida de buteco tradicional até a requintada comida francesa.    

Olympe 

O nome por trás deste restaurante é o famoso chef Claude Troisgro. Ele é considerado um dos maiores nomes da gastronomia brasileira atualmente. Sua cozinha oferece uma gastronomia francesa contemporânea com influências da tropicalidade brasileira. Atualmente, o Olympe é comandado por seu filho, Thomas Troisgros, que segue o caminho do pai.  Juntos eles trazem um cardápio apurado. Aliás, sua excelência colocou o restaurante na 23º posição na lista dos 50 melhores restaurantes da América Latina. Realmente uma experiência única para quem valoriza sabor, criatividade e boas referências gastronômicas.     

Endereço: R. Custódio Serrão, 62 – Lagoa

Reservas: olympe.com.br

Telefone: (21) 2537-8582

Oro

Famoso nas telas da televisão brasileira, o chef Felipe Bronze é também um dos maiores nomes da nossa culinária. Cinco vezes vencedor do Prêmio de Melhor Chef do Ano, o seu restaurante Oro traz uma combinação perfeita: ambiente aconchegante e comida de qualidade.   

Você vai se deliciar com um cardápio cujo diferencial está na brasa, uma forte característica brasileira. O restaurante traz um forno a carvão que dá um toque especial às produções privilegiando nossas raízes. Suas composições trazem o melhor da comida brasileira com influências japonesas, argentinas e espanholas. Além disso, você também vai encontrar um ambiente todo preparado para deixar seus clientes sentindo-se verdadeiramente em casa. O projeto arquitetônico do restaurante foi construído pelo arquiteto Eduardo Novaes, uma referência no assunto. 

Endereço: Av. Gen. San Martin, 889 – Leblon

Reservas: meitre.com

Telefone: (21) 2540-8768

PICI

Um restaurante recente que já ganhou o coração dos cariocas e visitantes. Representante da comida italiana, suas massas artesanais trazem o legítimo sabor para pratos populares como carbonara. Prato que o chef Thiago Berton, inclusive, faz questão de manter a tradição e não acrescentar o popular creme de leite. O mais pedido é o Pici, uma massa rústica originária de Siena cozida com linguiça artesanal e shitake. Uma política do restaurante que agrada bastante seus visitantes é que mesmo com uma ótima carta de vinhos, eles não cobram a rolha. Ou seja, ideal para uma comemoração com aquela bebida especial que você pode degustar tranquilamente. 

Endereço: R. Barão da Torre, 348 – Ipanema

Telefone: (21) 2247-6711 


Satyricon 

Uma cidade de frente na beira da praia também pede uma boa culinária de frutos do mar. O Satyricon é uma referência quando assunto é variedade e frescor. Os ingredientes usados na cozinha ficam expostos aos olhos dos clientes garantindo a qualidade do produto. A Lagosta ao Thermidor é um dos carros chefes da casa. Assim também como a Centolla, um caranguejo desfiado e servido no limão e azeite. Pedidos obrigatórios para a visita. 

Endereço: Barão da Torre, 192 – Ipanema

Telefone: (21) 2521-0627 

Marius Degustare

Outra opção para quem ama frutos do mar é o Marius Degustare, localizado na orla da praia do Leme. Com a opção de rodízio, o restaurante apresenta um vasto cardápio para degustação em um ambiente totalmente inspirado no fundo do mar. Lugar totalmente instagramável e perfeito para manter as redes sociais bombando. Não vai ser difícil esbarrar com grupos de turistas ansiosos para se fartar nas delícias do estabelecimento. 

Endereço: Av. Atlântica, 290 – Copacabana 

Reserva: marius.com.br

Telefone: (21) 2275-0652 

Bar Lagoa

Agora, caso queira apreciar uma comida de boteco ao estilo alemão, o Bar Lagoa é um clássico. Aberto desde 1934, o estabelecimento é símbolo da cidade e carrega muita história. Depois da Segunda Guerra Mundial, o bar que se chamava Berlim precisou mudar de nome para evitar depredações. Os destaques do seu cardápio ficam para as especialidades alemãs como o kassler defumado com chucrute, os croquetes de carne e o chope Brahma. Imperdível para um fim de tarde pós praia. 

Endereço: Av. Epitácio Pessoa, 1674 – Lagoa

Telefone: (21) 2523-1135

Espaço 7zero6

Um restaurante daqueles para ir e passar o dia aproveitando a bela vista panorâmica da cidade. Com um projeto arquitetônico privilegiado, o 7zero6 é uma experiência exclusiva de sabor e bem-estar no topo do 16º andar. Sua gastronomia é um convite a elegância em um lugar onde você apreciará uma seleção de coquetéis refrescantes e pratos deliciosos preparados pelo chef do Espaço. Além de tudo isso, o diferencial da casa também fica para o completíssimo Café da Manhã Boulanger.    

Endereço: Cobertura, Av. Vieira Souto, 706 – Ipanema

Reservas: espaco7zero6.com.br

Telefone: (21) 2141-4949

Gurumê

Um restaurante japonês que também ganhou o coração do carioca. Com uma pegada praiana, o Gurumê já possui cinco unidades pela cidade e se tornou um queridinho de quem procura um bom lugar para sentar e relaxar depois da praia. Charmoso e moderno, o restaurante traz as delícias e o frescor da comida japonesa combinada com a criatividade do chef Shin Koike. São pratos tradicionais e contemporâneos que dão uma exclusividade saborosa a sua experiência.

Endereço: Rua Aníbal de Mendonça, 132 – Ipanema

Telefone: (21) 2540-7065

Oiá 

Um pedacinho da Grécia no coração de Ipanema, o Oiá combina leveza e sabor na sua cozinha. Já no primeiro olhar o restaurante ganha seu coração com uma decoração caprichosa que te teletransporta para as ilhas do mar Egeu. Os detalhes em branco e azul, típico do país, torna tudo extremamente aconchegante e dá um toque especial para a visita. Já na culinária o diferencial está na divisão entre Terra e Mar. Vale muito a pena explorar as duas categorias que trazem os tradicionais ingredientes mediterrâneos e algumas releituras especiais do chef Elia Schramm. 

Depois de se aventurar pelo cardápio, experimente a sobremesa Baklava, uma expoente da culinária grega. 

Endereço: R. Barão da Torre, 340 – A – Ipanema

Telefone: (21) 3201-6529

Mamma Jamma

E para finalizar nada melhor do que uma boa pizza que o brasileiro tanto ama. O Mamma Jamma é aquele restaurante que coloca o Rio de Janeiro com dignidade na eterna disputa com São Paulo por uma pizza de qualidade. Esta pizzaria rústica é uma excelente opção para quem quer sabor e bom atendimento. Além do ambiente ser extremamente aconchegante, o serviço é rápido e bastante simpático. Já sobre a comida, o menu é de deixar o coração dividido. São diversas opções que chamam a atenção pelas combinações ao mesmo tempo exóticas e tradicionais.

E nem pense em sair sem a deliciosa sobremesa. A pizza doce Delícia Deleite é muito mais do que uma pizza com cobertura doce. Sua massa aberta com doce de leite argentino, amêndoas e gotas de chocolate branco é, como diz o ditado, de comer rezando.  

Endereço: R. Saturnino de Brito, 50 – Lagoa

Telefone: (21) 3875-1223

E aí, qual dessas opções será sua aventura gastronômica na Cidade Maravilhosa? 

Instagram