Praia Ipanema Hotel

Menu de Páscoa do Espaço 7zero6: para fazer em casa

No próximo domingo é celebrada a Páscoa. Sabemos que muitos, como uma tradição familiar, pretendiam realizar o seu almoço no Espaço 7Zero6. Para nós, sempre foi uma alegria muito grande receber cada uma dessas pessoas e estávamos sempre pensando no menu que trouxesse não só o melhor da gastronomia, mas uma sensação de aconchego e alegria.

Com os últimos acontecimentos, novas tradições precisam ser criadas. Então resolvemos levar um pouco do Espaço 7Zero6 aos lares de milhares de pessoas que vão comemorar essa data. Por isso, preparamos 3 receitas para fazer em casa e compor a mesa do almoço de Páscoa, com entrada, prato principal e sobremesa.

Receitas para a sua Páscoa

Entrada: Salada de grão de bico com redução de balsâmico e cacau

Ingredientes para a salada:

60g de grão de bico

10 g de tâmaras

10 g de damasco

10g de nozes chilenas

10 g de figo

4 folhas de hortelã

Sal, azeite e pimenta do reino moída (à gosto) 

Ingredientes a redução de balsâmico:

200 ml de vinagre balsâmico

60g de açúcar mascavo

20 g de cacau em pó

Modo de preparo

Para a redução coloque tudo em uma panela e misture bem, para que o cacau se dissolva. 

Então, em fogo médio, deixe reduzir até chegar ao ponto onde consiga fazer uma marca de ponta a ponta na parte de trás da colher, separando os dois lados da redução. Em seguida, já está no ponto do molho, caso contrário, deixe mais um pouco.

Depois, coloque os grãos de grão de bico de molho, por no mínimo 8 horas. Após isso, adicione em uma panela e cubra os grãos com água e ponha para cozinhar por aproximadamente 45 minutos. E então, corte as tâmaras, damasco e nozes em pequenos cubos, no estilo brunoise, e a hortelã em pequenas tiras.

Em seguida, quando perceber que os grãos estão cozidos, retire-os do fogo, escorra a água e espere esfriar. Então, basta juntar tudo e pôr sal e pimenta a gosto. Por fim, utilize a redução de balsâmico.

Prato principal: Bacalhau à Lagareiro

Ingredientes:

400g de lombo de bacalhau

50g de farinha de trigo

100g de batata calabresa

50 g de brócolis americanos

50g de cebola

50 g de azeitonas verdes sem caroço

50 g de alho

200ml de azeite

Modo de preparo

Para começar, tempere o lombo de bacalhau (dessalgado) com sal e pimenta do reino. Em seguida, empane com a farinha de trigo e retire o excesso. Então, leve à grelha, em fio de azeite até dourar em cima e embaixo e reserve.

Depois, em uma travessa coloque o bacalhau, a batata cortada ao meio, as cebolas em fatias e os brócolis. Mas, não esqueça de temperar as batatas e os brócolis com sal e pimenta.

Para finalizar, acrescente o azeite, tampe com papel alumínio e leve ao forno a 200°C por 20 minutos. Em seguida, corte o alho em chips e frite-os, reservando. Então, sirva o bacalhau com as azeitonas e os chips de alho.

 Sobremesa: Tiramissu de Mokacino

Ingredientes:

400 g de ricota

3 colheres (sopa) de açúcar

1 lata de Creme de Leite

meia colher (chá) de essência de baunilha

2 colheres (sopa) de café solúvel

meia colher (sopa) de licor de amêndoas

1 pacote de biscoito tipo champagne

100 g de Chocolate Meio Amargo picado

Chocolate em Pó para polvilhar

Modo de preparo

Primeiramente, em um liquidificador, bata a ricota com o açúcar, o creme de leite e a essência de baunilha. Reserve.

Em seguida, em um recipiente, dissolva o café solúvel em 1 xícara (chá) de água e adicione o licor. Depois, passe os biscoitos por essa mistura.

Então, em um recipiente refratário ou forma, monte camadas alternadas com o creme, o biscoito e o chocolate meio amargo, finalizando com o creme. Por fim, polvilhe o chocolate em pó e leve à geladeira por 2 horas. Sirva gelado.

Dicas para decoração de mesa

Primeiramente, a dica é apostar no lúdico. Por isso, você pode usar desde objetos em louça e pratos decorativos, até usar a criatividade e fazer do guardanapo suas orelhinhas. Encontramos um tutorial incrível feito pela Denise Gebrim, que ensina o passo a passo. 

Pensar nas cores também é importante. Então, use os tons tradicionais de verde, laranja, branco e vermelho, que lembra os símbolos pascais. Mas, caso você opte por uma decoração mais colorida, deixe que a louça, os talheres e os copos sigam em tons mais neutros.

As flores são sempre bem-vindas. As tulipas amarelas são um clássico, e a primeira da lista para a decoração de Páscoa, mas pode ser um pouco difícil de encontrar por não ser uma flor comum, aqui no Brasil.

A boa notícia é que lindas opções não faltam, como o girassol. Símbolo da prosperidade e da positividade, tem um tom parecido com a tulipa amarela e com uma fita dourada a volta de um vaso de cristal fica ainda mais linda.

Outra escolha, que você vai encontrar bastante neste mês de abril, são as margaridas. Elas são perfeitas para arranjos em mesas menores e por sua delicadeza se torna um enfeite ideal para essa data.

Para conservar as flores é importante que o corte do caule seja feito na diagonal, na base do caule. Remover as folhas de baixo também é aconselhável, para não entrar em contato com a água e apodrecer, prejudicando a vida útil da flor. É importante também lembrar de trocar a água a cada dia.

Durante essa época que é preciso fazer suas compras de casa, podemos contar com floriculturas e lojas online, para você complementar a sua decoração, caso precise, e receba em casa o necessário para deixar a sua Páscoa ainda mais festiva.

Nossos desejos para essa Páscoa

Páscoa significa renovação e esperança. Durante esse período complicado que estamos passando, queremos desejar a você e à sua família, além de muita saúde, que o sentimento de esperança continue firme e forte.

Por isso aproveite esse próximo domingo, faça um almoço em vídeo chamada com outros parentes e amigos e vamos todos celebrar, juntos, a esperança.

Feliz Páscoa!

Instagram