Praia Ipanema Hotel

Lado B de Ipanema: muito além do Posto 9

Mar, praia, gastronomia, arquitetura, estilo e carnaval. O bairro de Ipanema não é só um dos lugares mais “instagramáveis” da Cidade Maravilhosa, mas também uma verdadeira expressão das raízes cariocas. Seu nome atravessou fronteiras e fez história na cultura mundial. Tornou-se ponto de encontro da intelectualidade e da música, e é o CEP com vista para um dos maiores cartões postais do Rio de Janeiro. 

Impossível falar de Ipanema sem lembrar da canção que fez do calçadão da cidade poesia. “Garota de Ipanema”, composta em 1962 por Tom Jobim e Vinícius de Moraes, é a segunda música mais gravada na história, ficando atrás apenas de “Yesterday” dos Beatles. Sua letra apresentou para o mundo o sol, o clima praiano e a beleza de seu povo. Mas para além dos versos, o bairro de Ipanema é uma descoberta elegante e paradisíaca para quem quer que passe por ali. 

Ipanema: um match que vai te conquistar           

Caminhar pelas ruas do bairro de Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro, é experimentar a lifestyle carioca e se apaixonar. Uma mistura de glamour da alta sociedade com a simplicidade da vida praiana. Combinação perfeita que encanta os milhares de turistas que visitam anualmente a cidade. Além, é claro, dos moradores que aproveitam diariamente todos esses encantos.  

Há quem pense que a vida por Ipanema se resume à praia e às fotos no pôr do sol. É bem verdade que essas atrações são incrivelmente cativantes. Entretanto, quem passeia pelo bairro encontra todo o tipo de atração e descobre que o que não falta por ali é uma boa opção para curtir o dia.

Turismo e curtição para além do óbvio 

A localização de Ipanema é bastante privilegiada, e fica entre a praia e a Lagoa Rodrigo de Freitas – outro ponto turístico pra lá de atrativo na cidade. Além disso, também fica ao lado do Leblon e de Copacabana. Com este último, divide a “guarda” da Pedra do Arpoador, uma península de rocha que recebe centenas de pessoas todos os dias que apreciam do alto uma das vistas mais famosas do mundo. 

Um primeiro olhar sobre o bairro e os pontos mais visitados são a Pedra do Arpoador, o Posto 8 e o Posto 9 da praia, a Igreja Nossa Senhora da Paz e a Feira Hippie da General Osório. Lugares esses que trazem fortes características do estilo do bairro e da cidade. 

Agora, o que você vai descobrir aqui é que, cada um desses cantinhos, carrega um pouco da história e do jeito de ser de quem vive, passa e escolhe Ipanema. 

Posto 9: beleza e diversidade 

Cada posto da praia tem uma característica atrativa para quem circula pelo bairro. O Posto 9, por exemplo, é famoso por ser um dos pontos mais badalados do público LGBT. Seu clima de liberdade e aceitação demonstra que a praia, o bairro e a cidade é sim um lugar para todos. 

Um bom ambiente para encontrar pessoas, paquerar e se divertir, a região é bastante famosa pela sua característica boêmia. Desde o passado é muito frequentado por famosos como o próprio Vinicius de Moraes e o compositor e sambista Cartola, apreciadores de uma boa farra. Hoje é também um reduto dos famosos e blogueiros que moram, praticam esportes e pegam uma praia por ali. 

Posto 10: um pulo na praia e o um fim de tarde cultural

Já o Posto 10 traz uma orla um pouco menos badalada, ideal para quem quer relaxamento e paz em um dia de praia. Também é um ótimo destino para quem está a procura de passeios culturais. Mais para o interior do bairro, é possível encontrar cinemas de rua, como o Estação Net de Ipanema, a Livraria Travessa e os Teatros Ipanema e Laura Alvim. O bairro é famoso por uma agenda cultural animada e de alta qualidade. 

Não seria Ipanema se não houvesse glamour 

Nem só de beleza natural vive o bairro, ele também é conhecido pelo requinte da elite carioca. A região também reúne diversas lojas e restaurantes de luxo. Para quem busca produtos e refeições diferenciadas, Ipanema é destino certo. As ruas Garcia D’ávila e Nascimento Silva possuem lojas de marcas nacionais e internacionais queridinhas de todos. 

H.Stern, Louis Vuitton e a grife Hermès são alguns dos nomes que você vai encontrar por lá. Já para os amantes da gastronomia, os restaurantes 7zero6, Le Bistrot du Cuisinier, L’Atelier Mimolette e Gurumê Ipanema são só alguns exemplos de uma boa culinária. Além deles, seguindo a tendência mundial, Ipanema também reúne grandes nomes da cozinha vegetariana e vegana. São restaurantes que conquistaram até o corações mais durões. O tradicional Naturalie, Fontes, o Teva Bar de Vegetais e o Pomar Orgânico trazem criatividade, qualidade e muito sabor para a sua mesa.  

Pequenos prazeres da vida adulta

Por fim, Ipanema é um belo motivador para quem quer manter a saúde em dia. As atividades praticadas ao ar livre de frente para o mar é um convite ao bem-estar. Não é difícil encontrar praticantes de yoga, meditação, frescobol e vôlei aproveitando essa vantagem. 

E não é só a praia que atrai a galera fitness, na beira do calçadão a ciclovia também é um caminho seguro e confortável para quem quer correr ou andar de bicicleta. 

Jogue-se neste jeitinho carioca de ser  

Quer curtir e vivenciar este bairro bem do jeitinho carioca? Então calce seu chinelo, compre um Mate, um Biscoito Globo e desfrute todas as delícias desse lado fascinante da Cidade Maravilhosa! 

Instagram