Praia Ipanema Hotel

Aniversário de Ipanema: 126 anos

Para nós, 26 de abril é um dia especial: comemoramos os 126 anos de um bairro que mora em nossos corações e que faz parte da nossa história: Ipanema. Andando por suas ruas, é fácil entender o porquê do bairro ter se tornado um dos mais belos cartões postais do Rio: ele esbanja beleza, alegria e muita bossa.

Aliás, ele é berço da bossa nova, que conquistou não só cariocas e brasileiros, como pessoas do mundo inteiro. Mas antes de continuar a enaltecer esse lugar que amamos, que tal voltar um pouco no tempo?

Quando tudo começou

No século XIX, o Conde Ipanema construiu uma chácara que logo se tornou uma vila, a Villa Ipanema, em 1894. Logo em seguida, a região não parou de crescer, especialmente, com o surgimento de ruas e praças. Então, houve um grande movimento migratório do tradicional Centro para o paraíso da Zona Sul.

O ar tranquilo e seu cenário deslumbrante foi chamando cada vez mais atenção. E com a vinda do primeiro bonde para a região, em 1902, o transporte evoluiu e morar em Ipanema ficou cada vez mais irresistível.

Mas foi durante as décadas de 70 e 80 que o bairro se tornou bastante popular. Com o crescimento imobiliário, a Avenida Vieira Souto se tornou um dos endereços mais cobiçados da zona sul e símbolo do lifestyle carioca. 

Um lugar de belas praias

Dona de uma beleza exuberante, a praia de Ipanema é uma das mais famosas do Rio. Com 2,6 km de extensão, que vai até o bairro do Leblon, ela se tornou um ponto de encontro para esportistas, poetas, músicos, jovens e famílias.

Durante o dia, a praia é berço de esportes como: surf, skimboard, frescobol, vôlei, futebol e futevôlei. À noite, é possível curtir shows ao ar livre e luaus. Mas, é pela manhã que se encontra a maior concentração de pessoas, que recebem o sol de braços abertos, igual ao Cristo Redentor, durante uma corrida matinal ou um mergulho, seguido de uma refrescante água de coco no Posto 9, um dos points preferidos entre as celebridades, turistas e pessoas locais.

Você sabia que o hábito de aplaudir o pôr-do-sol começou em Ipanema? Durante o verão de 1968/1969, o jornalista Carlos Leonam, que, maravilhado pelo que estava vendo, não se conteve e começou a bater palmas. A partir daí, o gesto foi adotado por outras figuras ilustres como Glauber Rocha, João Saldanha, Jô Soares e muitos outros.

Ipanema: fonte de inspiração artística

Foi justamente na Praia de Ipanema que Vinícius de Moraes e Tom Jobim, ao ver Heloisa Pinheiro, escreveram a antológica música Garota de Ipanema. A melodia ganhou o mundo, que passou a conhecer a nossa Bossa Nova.

O estilo musical, influenciado pelo samba carioca e pelo jazz norte-americano, começou no final dos anos 50 e ganhou notoriedade através da voz e do violão de João Gilberto e sua icônica canção chamada “Chega de Saudade”.

Muitos consideram o bairro um dos principais berços da Bossa Nova. O termo “bossa” foi visto pela primeira vez em uma letra composta por Noel Rosa, chamada Coisas Nossa, no final da década de 30. A palavra significa “jeito” ou “maneira” e ficou caracterizada como uma expressão popular carioca.

O movimento continuou até o final da década de 60, mas se tornou um clássico da música popular brasileira. Tom Jobim, que recebeu sua própria estátua na orla, também se tornou um dos maiores representantes da Bossa Nova e será para sempre lembrado por suas esplendorosas canções.

Confira: Lado B de Ipanema.

Inspiração para o Praia Ipanema Hotel

Um bairro tão incrível será sempre uma grande fonte de inspiração. Não é à toa que foi o lugar escolhido para a criação do Praia Ipanema Hotel. A fundação aconteceu pelas mãos do nosso diretor José Carlos Chami, em janeiro de 1980. O nome foi uma homenagem à música Garota de Ipanema, eternizada na voz, violão e letra de Vinícius de Moraes e Tom Jobim.

Somos apaixonados por Ipanema. Por isso, dicas de passeios e lugares para conhecer nunca vão faltar. O roteiro inclui um passeio de bike, de manhã, pela orla, com um mergulho na Praia de Ipanema ou na Praia do Arpoador.

Depois, um almoço no Espaço 7Zero6 e uma visita, à tarde, ao Parque Garota de Ipanema. No domingo, a programação fica ainda mais especial com uma ida à Praça General Osório. Lá, fica a famosa Feira Hippie de Ipanema, conhecida mundialmente por ser uma das maiores galerias de arte e artesanato, ao ar livre.

Para fechar o dia, com chave de ouro, um momento de contemplação e relaxamento, olhando a Praia de Ipanema, de cima, diretamente de rooftop do Praia Ipanema Hotel.

Ipanema, nessa data tão querida, queremos desejar um Feliz Aniversário e o nosso muito obrigado ter nos recebido tão bem. Sua bossa, sua beleza e seu carisma são, realmente, fontes de inspiração para continuarmos oferecendo aos nossos hóspedes a melhor estadia.

Parabéns!

Fontes: https://diariodorio.com/breve-historia-do-bairro-de-ipanema/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ipanema

https://www.todamateria.com.br/bossa-nova/

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2014/12/estatua-em-homenagem-tom-jobim-e-inaugurada-na-orla-de-ipanema-rio.html

https://www.feirahippieipanema.com/

Instagram